quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Pastoral

    Dia da Bíblia

      Em que sentindo? Sim, porque exatamente este é o ponto nevrálgico: o sentido. O sentido da Bíblia, o sentido do texto e o sentido do dia.

      Foi escrita para todos. Pescadores, discípulos de um filho adotivo de carpinteiro, escreveram. Também doutoures escreveram. Não do tipo empavonado, como aquele que quis discutir sobre amor com Jesus.

     Profetas escreveram. E quem sabe alguma mulher, visto que há autoria anônima. Por que não? Vai ver que é por isso que é anônima: o preconceito milenar contra elas prevaleceu.

         Pode ser que algumas delas tenham escrito trechos de Cantares, por exemplo. Porque já sabemos que elas foram inspiração para Salomão. Basta ler o chamado "Cântico dos cânticos", para saber que vida, com poesia, precisa de mulher.  

      Outra coisa é compreender a Bíblia. Outra, ainda, apoderar-se dela como se fossem donos. Tendo o apelido (não depreciativo) de "Palavra de Deus", é necessário garimpar nela o que Deus diz.

      Porque há muito do homem nela. Assassinato de irmão, por exemplo, é coisa de homem. Alguém pode até perguntar, então, onde está nisso a palavra de Deus?

      Ora, está na advertência ao assassino, antes do assassinato: "Por que descaiu (pelo ódio) o teu semblante? O teu desejo é contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo". Não dominou. Aprendemos que nosso desejo é contra Deus, contra nós e contra o próximo, tudo ao mesmo tempo.

        Tem de tudo, na Bíblia, como marca do humano: profeta falso, juíz (e magistrado) corrupto, rei déspota (esclarecido ou não), genocídio, tortura e até estupro coletivo (praticado por judeus, ora vejam só).

        Muitas marcas do humano há na Bíblia. A mais característica delas é exatamente não ouvir a palavra de Deus. Na Bíblia, ela está tão acessível e tão misturada às coisas do homem que, às vezes, dão-se desculpas por não se entender.

       Quem escreveu é gente como nós. Texto e livro têm sua história, que se mistura à nossa. Senão, seria incompreensível. Há quem finja, de má vontade, não entendê-la e, hoje em dia, está na moda dizer que a querem impor a outrem.

      Nem uma coisa, nem outra. Tanto a história da composição da Bíblia, palavra de Deus, de uma vez por todas dada aos homens, quanto sua compreensão e aceitabilidade são ampla e totalmente voluntárias.

      Se você não quiser atender à palavra de Deus, assuma isto. Mas não me venha tentar distorcer o texto ao seu bel prazer. Faça-me o favor: acate a palavra ou rejeite-a, frio ou quente. Requentar a Bíblia, provoca vômito.

        O Dia da Bíblia deveria ser para vestirmos a carapuça, como evangélicos, que ela se tornou, para nós, língua estranha. Meu pai dizia: "Estou falando grego?", quando eu ouvia, mas não atendia à palavra dele.

      Por ironia, a Bíblia é grego, no NT, e hebraico/aramaico (90/10 %, de uma e de outra), no AT. Mas chega às nossas mãos "mastigadinha", traduzida e atualizada, em variados tipos de linguagem e suportes (smartphone, digitalizada, áudio e vídeo etc).

       Sem desculpas. A igreja estabelecida tem envergonhado seu nome, quando aparece na mídia, exatamente por não apresentar, como identidade, a mensagem do Livro.

      Paulo diz a Timóteo, "prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina".

       As palavras acima mais atrevidas são quase todas, com altíssimo índice de rejeição na sociedade atual. "Pregar", politicamente incorreto (claro, se for Bíblia: proselitismo e doutrinação de outras ideologias pode).

      "Insta", insistir? Viola a liberdade alheia. Mais ainda se for inoportuno. Corrigir (quem quer ser corrigido?), repreender e exortar, meio fora de moda e propósito. E quando se fala em "doutrina", ha ha ha ha ha, cinco vezes: cada um quer estabelecer a sua.

       Dia da Bíblia. Todo dia é dia da Bíblia. Por falar nela, apreciei muito a versão mais recente da SBB: sua divisão em blocos de sentido apressam a leitura, auxiliam na transição de ideias e aproximam mais da sensação de diálogo com o texto (e seu Autor).

      Pra encerrar, fiquemos com essa apreciação de um salmista anônimo: Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.
                                              Salmo 1,1-2.

        Dia da Bíblia: todo dia, dia e noite.


      

Nenhum comentário:

Postar um comentário