segunda-feira, 23 de março de 2020

Parceiros: você, mais um e Deus.

     Chame um companheiro de oração. Ela não é somente para os tempos de medo e emergências. É como respiração da vida com Deus. 
     A mais rasteira dos privilégios de acesso. Paulo Apóstolo até diz que o Espírito intercede por nós, porque não sabemos orar como convém. 

"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis".
Romanos 8:26.

   Taí, temos até um professor. Adiante, noutra carta, esse mesmo apóstolo diz que, para além do que pedimos ou pensamos, Deus atende, porque sabe e conhece antes da gente engatinhar em oração.

"Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,
a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!". 
Efésios 3:20,21.

    E continua dizendo que não sejamos ansiosos mas que, em tudo, sejam conhecidas, diante dEle, nossas petições.

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus
.  Filipenses 4:6,7.

     Enfim, Jesus já instruía sobre orações. Evite vãs repetições. Não é pelo muito falar, que vai ser ouvido. Cuidado com o ego: ore em secreto, se em público, evite soberba em palavras. 

"E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes". Mateus 6:5-8.

    Comece com "Pai". Mas só se também já ouviu dele "Tu és meu filho, eu hoje te gerei". Mas se não ouviu ainda, ore e chame de Pai: vai ouvir, com certeza. 

"Portanto, vós orareis assim: Pai".
Mateus 6:9.

   Um desses, Tiago, disse de outro, Elias, que este tinha uma oração poderosa. Que o que ele pedia, o Pai atendia. E o legal foi Tiago dizer que Elias foi como nós somos.

"Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.
Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu.
E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos".  
Tiago 5:16-18.

   Então, como Elias e, como Tiago falou, vamos orar. O que ele emendou foi que "muito pode por sua eficácia a súplica do justo". 

    O problema é que justo? Quantos justos? Que tal começar por eu e você? Ser justo diante de Deus, de novo, está ao alcance de uma oração. Precisamos espalhar isso.
   Mas só vai dar certo, para quem crê. Não é bem crer nisso, quer dizer, não estamos aqui falando de "pensamento positivo", "corrente de otimismo" ou o que (não) valha.
    Não. Estamos falando de fé. E não é, como dizia um velho professor meu, já falecido, não é "fé" na "fé". Não é. 
    É fé em Deus.  O justo, diante de Deus, é aquele que, ao alcance de uma oração, experimentou fé. Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de Jesus Cristo. 

"Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;
por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus". 
Romanos 5:1,2.

   Ao alcance de uma oração. Justos, como diz Tiago, parecem muito entre si. Deus gosta de ouvi -los. Nesta ora, está disposto a ouvir muitos. 
    Vamos orar. Elias era homem como nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, e Deus o atendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário