quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Agenda realista

 "Contudo, o Senhor, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida". Salmos 42:8


Oração é necessidade: Não podemos viver sem ela. A não ser que a nossa escolha seja viver à revelia de Deus, isto é, como se Ele não existisse. Será essa sua escolha para cada dia do ano novo? A relação com Deus é vital para nós. 

Oração é maturidade: O que você vai pedir? Que tipo de vida você espera no ano novo? Uma entrega total e incondicional a Deus ou apenas jogar com o teu prognóstico? O que se diz na oração reflete nosso grau de maturidade na relação com Deus. 

Oração é capacidade: Se a prioridade para o novo ano for Deus, Jesus disse "sem mim, nada podeis fazer". Para uma vida dedicada totalmente ao Senhor dependemos da capacidade do Espírito Santo agindo em nós. Se a sua prioridade for Deus, a cada dia, somente por meio da oração, todos os dias.

      A sua posição em relação à igreja é que vai definir sua vida com Deus. Se você continuar achando que tudo na sua vida merece seu compromisso, competência e prioridade mas, com relação à sua igreja, qualquer outra desculpa supre o seu descaso, você já tem um motivo para uma grave oração e rever seu interesse e sua maturidade com Deus. 

     Se você tem a minha idade, pouco mais, pouco menos, refaça a sua agenda com Deus, porque está na reta final de sua vida e, se sobreviver ao COVID e suas novas cepas, tem, talvez, 1/3 de sua existência para aproveitar no serviço do Senhor. 

      Se tem meia idade e ainda está criando os filhos, que estão na infância, pré ou na própria adolescência, procure ensinar a eles, por meio de seu próprio exemplo, que a igreja não é uma opção na vida deles, mas deve ser a prioridade, pelo que ela representa na comunhão com Deus. 

      Para você adolescente, jovem, que está começando a compreender e a treinar as responsabilidades de sua vida, faça a sua principal escolha, entregando a Deus toda a sua vida e colocando suas decisões debaixo da sabedoria de Deus. 

     Não trate a igreja de modo irresponsável. Ali está todo o aprendizado com a Palavra de Deus, nela treinamos o amor a Deus e ao outro, que nunca se separam, e nela questionamos nossa própria maturidade e personalidade, e isso para toda a vida.

     E para você que é criança, não mais de colo, já tendo começado na escola, faça a sua escolha, independentemente do bom ou mal exemplo de seu irmão, amigo, colegas e até de seus pais, como, infelizmente, às vezes acontece: diga a Deus que Ele vai ser sua prioridade desde já, desde sua infância, porque você já entende isso.

    O ano novo de 2021 somente será prognóstico de uma loteria ou vivido ao acaso se você assim escolher. Caso você decida viver para Deus e na dependência dele, ainda que venham provações, como vieram para tantos neste ano de 2020 que termina, haverá vitória e perseverança, como ensina Tiago:

"Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes". Tiago 1:2-4

     Sejamos realistas. Coloque  Deus na sua agenda. Agora, sim, com Deus, feliz ano novo.

3 comentários: