sábado, 12 de dezembro de 2020

Desmantelo e inoperância: quando a palavra mente. A profecia de Jeremias e o descrédito do discurso

      Já descrevemos, por alto, a história do povo com a palavra, nesse início do livro, no cap. 2 de Jeremias. Mas somente indo ao texto original é possível determinar todas as nuances.

    Vamos percorrer, de novo, esse trajeto, pelo menos nessa fala inicial, estabelecendo o método de abordagem. Palavra de Deus e palavra de não Deus. O que, em nome de Deus, fala o profeta? E como identificar a palavra de não Deus que ele denuncia na vida do povo?
     "A mim me veio a palavra do Senhor, dizendo: Vai e clama aos ouvidos de Jerusalém: Assim diz o Senhor", em 2,1-2a. Vamos supor, até segunda ordem,  que esse homem fala em nome de Deus. 
     Começa lembrando, como Oseias já havia feito, da afeição do povo por Deus no passado. Recapitula que o ambiente era hostil, mas Israel tinha um amor de namorada, como quando Deus, no deserto, falava-lhe ao ouvido e ao coração, como se expressou Oseias em 2,14-23.
    Em Oseias Deus promete fidelidade, Deus desposa a prostituta que o trai. Naquele tempo Israel era consagrado ao Senhor e, se alguém quisesse devorá-lo, havia proteção da parte do Senhor: quem lhe desejava o mal, era alcançado por este, confirma Jeremias.
     Mas a situação mudou. Por isso, o profeta interpela o povo e recomenda em 1,4-5a: "Ouvi a palavra do Senhor, ó casa de Jacó e todas as famílias da casa de Israel. Assim diz o Senhor". Com quem Deus anseia por estabelecer essa relação de proximidade? Que fatores impedem que isso ocorra?
     Palavra de Deus. Palavra de não Deus. A primeira pergunta que supõe o grau e o motivo do afastamento é que injustiça o povo viu em Deus para que dele se afastasse, preferindo os ídolos? Secular esse apego de Israel aos ídolos. Jeremias, um profeta do séc. VI, vai falar de baalins, que são os genéricos do culto importado de Sidom, pela filha de seu rei, Jezabel, esposa do rei Acabe, no norte, pela dinastia de Onri, ainda no tempo de Elias, no séc. IX.
      Jeremias supõe uma relação prévia com Deus, anterior a essa sua época, e uma avaliação do povo, com capacidade de opinar sobre a conduta de Deus,  "que injustiça acharam em Deus?", para que, então, prevalecesse não o diferencial da fé, mas a tradição cultural de todos os povos à volta, que fosse a idolatria. 
     Deus e não Deus. Relação com Deus e não relação com Deus. Fé e não fé. Sem fé, é impossível agradar a Deus, afirma o autor anônimo de Hebreus. E quanto a estar sempre o povo envolvido com a idolatria, Josué, sucessor de Moisés, advertia que o pai de Abraão, Terá, foi idólatra, que o povo de Israel, no Egito, estava cercado de idolatria, que aprendeu e começou a desaprender, e que na terra onde se instalou, estava, novamente, cercado por idolatria. Amós, no séc. VIII, vai anotar o que Josué, no séc. XI não havia dito: que levaram para o deserto, consigo, os ídolos do Egito. 
      Jeremias vai identificar, nas nações idólatras à volta, maior apego delas pelos deuses inexistentes do que Israel tem pelo seu Deus único e vivo. Inapelável. Deus exige exclusividade. Da parte do povo a quem, exclusivamente, revelou-se, pelo menos da parte deste exige fidelidade. Essa é a perplexidade, entre muitas outras, identificada pelo profeta. 
     A fé em Deus irrompe na cultura. Vai sempre contestar muito de seu contexto. Mas principalmente a ideia de não Deus. Isso, por si, já representa a maior contestação. Todos os povos eram idólatras, havia tantos deuses quantas eram as cidades de Judá, como vai dizer Jeremias, os quais Israel importou de fora para dentro de seu culto.
     Josias, o rei reformador, no tempo de quem o profeta foi chamado, o único que teve a coragem de violar e destruir os altos ainda do tempo do famoso Salomão, havia mais de 350 anos antes, em seu esforço, golpeou a idolatria, mas ela, segundo denuncia Jeremias, não fora extinta. Traziam-na dentro de si. Incorporaram-na a partir de todos à volta. A primeira altitude que a relação com Deus exige é uma contestação de tudo à volta. 




     

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