terça-feira, 8 de agosto de 2023

Antecedentes de Jeremais

 "¹ A mim me veio a palavra do Senhor, dizendo: ² Vai e clama aos ouvidos de Jerusalém: Assim diz o Senhor: Lembro-me de ti, da tua afeição quando eras jovem, e do teu amor quando noiva, e de como me seguias no deserto, numa terra em que se não semeia. ³ Então, Israel era consagrado ao Senhor e era as primícias da sua colheita; todos os que o devoraram se faziam culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor. ⁴ Ouvi a palavra do Senhor, ó casa de Jacó e todas as famílias da casa de Israel. ⁵ Assim diz o Senhor: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para de mim se afastarem, indo após a nulidade dos ídolos e se tornando nulos eles mesmos, ⁶ e sem perguntarem: Onde está o Senhor, que nos fez subir da terra do Egito? Que nos guiou através do deserto, por uma terra de ermos e de covas, por uma terra de sequidão e sombra de morte, por uma terra em que ninguém transitava e na qual não morava homem algum? ⁷ Eu vos introduzi numa terra fértil, para que comêsseis o seu fruto e o seu bem; mas, depois de terdes entrado nela, vós a contaminastes e da minha herança fizestes abominação. ⁸ Os sacerdotes não disseram: Onde está o Senhor? E os que tratavam da lei não me conheceram, os pastores prevaricaram contra mim, os profetas profetizaram por Baal e andaram atrás de coisas de nenhum proveito."

Jeremias 2:1-8

    Com Jeremias, cerca de 150 anos após Isaías, numa forma poética, como afirmam os analistas, por influência de sua leitura de Oseias, menciona-se, numa forma acentuadamente poética, a afinidade entre Deus e seu povo e como ela foi invertida pela infidelidade.

   Havia uma afeição de Israel muito mais íntima com o Senhor, em sua juventude, quando conduzidos pelo deserto, então considerados consagrados ao Senhor, protegidos da gana usual dos inimigos à volta. Mas o passo seguinte da fala do profeta é questionar sobre o que mudou.

   Como se tornou possível, inquire o profeta, falando em nome do Senhor, terem se afastado de Deus e seguido após a nulidade dos ídolos. Absurda opção. Estupenda a menção de que não se tenham questionado, eles mesmos, frente a essa escolha estúpida, perguntado-se pelo Deus da antiga relação, pelo seu resgate do Egito, condução pelo deserto e herança da terra prometida.

    O profeta ressalta a série se perigos pelos quais passaram, como nômades no deserto, numa "terra de ermos e covas, sequidão e sombra de morte", região inóspita, para posteriormente introduzi-los numa terra fértil, da qual havia provisão de todos os frutos, lembrada a constatação dos espias e a recorrente legenda da "terra que mana leite e mel".

    Mas logo vem a menção de uma inexplicável razão das distorções de conduta, contaminando-se a si mesmos e à terra, tornando-se abomináveis. E com a cumplicidade de toda a liderança que, no contexto de Israel, era especificamente consagrada para que fossem modelo de conduta e advertência.

   Jeremias alinha os sacerdotes, os doutores da lei, os pastores, os profetas, enfim, contra todos estará a postura do profeta, visto que todos se posicionam contra Deus, sejam grandes e pequenos. O profeta, definitivamente, será rejeitado, em todos os graus, incluída Anatote, sua vila Natal, colada a 5 km de Jerusalém.

   A notoriedade ao inverso de Jeremias, na capital, reverbera em sua vila. Definitivamente convertido ao Senhor, do mesmo modo, quase sozinho, como "cara dura", segundo explicitado em sua vocação, coloca-se contra quem se coloca, de si mesmo, contra Deus.

   Fiel ao Senhor e à sua vocação, exatamente desse modo o profeta cumpriu seu papel: 

¹⁸ "Eis que hoje te ponho por cidade fortificada, por coluna de ferro e por muros de bronze, contra todo o país, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes e contra o seu povo." Jr 1,18.

   Nunca foi esse o expediente que o profeta preferiu ou escolheu. E não combinava com o seu temperamento. Mas pesou sobre ele essa obrigação. As desculpas costumeiras, registradas na descrição de sua vocação, no início do livro, retratam com que constrangimento aceita o seu chamado.

   Desse modo aprende. Desse modo sensibiliza-se, para privar do mesmo sentimento de Deus. Em sua vocação, o profeta aproxima-se ao extremo do Senhor, a fim de vivenciar, como padrão, a comunhão que Deus deseja manter com Seu povo.

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