terça-feira, 22 de agosto de 2023

Congregação, admoestação e estímulo

"¹⁹ Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, ²⁰ pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, ²¹ e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, ²² aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. ²³ Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. ²⁴ Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. ²⁵ Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." Hebreus 10:19-25.

     O autor de Hebreus, num dos trechos conclusivos de sua argumentação, desenha um grau de acesso permanente que, por meio de  Cristo, foi conquistado para nós.

   Primeiro, indica que agora, nesta nova condição, há "intrepidez para entrar no Santo dos Santos". Humanamente falando, era um lugar restrito, somente acessível aos sacerdotes judaicos. Pois o autor de Hebreus agora demonstra estar aberto, generalizado o acesso.

   Ele indica que não mais os rituais, porém um fato novo, habilita esse acesso, sendo ele "o sangue de Jesus". Indica-o como "novo e vivo caminho". Trata-se de uma novidade absoluta.

   E passa a mostrar, numa comparação entre o novo e o antigo, como a realidade e suas representações se alinham. O véu que, no templo de Jerusalém, barrava o acesso, simboliza a carne do corpo de Cristo, que concede acesso.

  O sacerdócio restrito, somente para levitas, que atendia exclusivamente à religião de Isarel, apontava para uma concretização agora já realizada, que se materializa em Jesus: Ele é o Sumo Sacerdote real. E passa, então, a indicar o modo desse acesso concedido.

   Menciona o coração, a consciência e o corpo. E com esses níveis e lugares de percepção e santificação, menciona sinceridade, certeza de fé e purificação. Em decorrência, indica as consequências dessa nova postura.

   Guardar a confissão de fé, sem vacilar, confiando na promessa de quem a fez. Animar uns aos outros, no amor e nas obras, que são resultado da salvação.

  E reafirmar a congregação, como o lugar de todo o estímulo e admoestação. Esta é uma situação que implica exortação e, até mesmo, uma insistência semelhante ao incômodo.

  Por isso não devemos abandonar a congregação. Isso ocorre quando tiramos de nossa vida o lugar dela. Pois não há outro lugar onde esse tipo de estímulo e admoestação (ad, ao lado de + molestar, incomodar, exortar) vai manter nossa intrepidez, nossa confiança no Senhor e nossa segurança.

   E toda essa postura é recomendada mediante uma agenda e contagem de tempo de que somente a igreja priva. Somente ela conta desse modo e anuncia esse desfecho de época.

   Condiz com a advertência de Jesus, para o tempo cumprido, a proximidade do reino e a urgência de atitude: "¹⁵ O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho." Marcos 1:15.

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