1. Contradição primeira: o poder não está onde pensam encontrar:
¹⁵ "...assim causará admiração às nações, e os reis fecharão a sua boca por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que não ouviram entenderão." Is 52.
O poder de Deus reside na força do evangelho: Rm 1:
¹⁶ "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; ¹⁷ visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.
2. Contradição segunda: a beleza não reside onde costumeiramente se costuma enxergar:
¹ "Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? ² Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse." Is 53.
Na face de Cristo se enxerga a glória de Deus e a luz que resplandece em nossas trevas.
⁶ "Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo." 2 Co 4.
3. Contradição terceira: o mais desprezado tomou sobre si e todas as nossas transgressões:
³ "Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. ⁴ Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. ⁵ Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Is 53.
Numa só sentença está demrcada a maior verdade das Escrituras:
²⁵ "...o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação." Rm 4.
4. Contradição quarta: sobre o Santo, Deus fez recair toda a iniquidade que é nossa, para congregar Seu rebanho:
⁶ "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. ⁷ Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca." Is 53.
Pedro dá esse testemunho em sua carta:
²⁴ "... carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados. ²⁵ Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma." 1 Pe 2.
5. Contradição quinta: O juízo dos homens condena o inocente, revelando toda a falência da condição humana:
⁸ "Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido. ⁹ Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca." Is 53.
Mas a ignorada justiça de Deus nos resgata da pior condição, para a qual a humanidade é mantida cega:
¹ "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; ² por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus." Rm 5.
6. Contradição sexta: a Deus agrada e satisfaz moer o Filho e ficar satisfeito no penoso trabalho do Servo Sofredor:
¹⁰ "Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. ¹¹ Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.":Is 53.
Toda a obra do Filho no mundo foi glorificar o Pai e repartir com a Igreja essa mesma glória:
⁴ "Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer; ⁵ e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo". João 17.
7. Contradição sétima: Contado entre transgressores, derramou na morte a sua alma, mas resgatou da morte a todos os que creem:
¹² "Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu." Is 53.
Todos os que cremos estamos ressuscitados em Jesus:
⁴ "Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, ⁵ e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, ⁶ e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus". Ef 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário