¹⁰ "Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra." Jó 42.
Muito citado esse trecho. Deve ser muito pérola orar pelos amigos. Mal interpretado, vai dar a entender que, toda a vez que você orar pelos amigos, vai ter boa sorte.
Mas, que tal orar pelos inimigos? Aliás, quem não sabe se tem (ou se é) inimigo, basta fazer o que Paulo aconselha: lembrar:
¹¹ "Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, ¹² naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo." Ef 2.
Deus ama inimigos. Por isso, estamos aqui. Por isso, Ele mudou a nossa sorte. E num tempo em que não estávamos nem aí para amigos.
A roda de "amigos" foram aqueles que, quando fomos convertidos por Deus, nos abandonaram. E agora, convertidos, Deus manda (sim, é mandamento) amar inimigos.
Inimigos são aquelas que elegemos para inimigos. Sim, somos seletivos nisso. Porque, pela Bíblia, todos têm de ser amados. Então, ao invés de orar pelos amigos, vamos orar por quem escolhemos ser nossos inimigos.
Há poucas virtudes em mim. São aquelas que, nesse meu estirão de vida, até aqui, Deus forjou. Ele queria avançar. Como diz o texto bíblico, completar a obra que iniciou.
Mas muita coisa eu atrapalhei Ele fazer. Porém hoje senti vontade de orar por inimigos. Não é que tenha decidido hostilizar alguém. Não.
Nunca faria isso. E nem é por virtude. É porque queimaria a minha imagem. A imagem que tenho a zelar... rsrsrsrs. Mas tratar com indiferença, isso sim. Mas faço muito intimamente. Somente eu e Deus sabemos disso.
Pois hoje decidi orar por essa gente. Alguns até, talvez, me tenham repugnância. Satanás costuma nos acostumar, de modo muito disfarçado, a sentir indiferença, repugnância, nojo mesmo pelos inimigos de ocasião.
Muito diferente de Jesus. Que não sente nem nojo ou repugnância, mas derrama em amor seu próprio sangue. As Escrituras que dizem que Jesus morreu por inimigos.
⁷ "Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. ⁸ Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores."
¹⁰ "Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida". Romanos 5.
Aqueles homens que levaram a adúltera a Jesus nem hipocritamente interessados em salvaguardar a lei de Moisés eles estavam. E nem perceberam que estavam usando o corpo da mulher em público.
Foi para tentar desmoralizar Jesus. Eram sim dignos de nojo, como qualquer um que pensa ser, em algum momento ou por pouquíssima monta, melhor do que o outro.
Jesus encarou a mulher. "Onde estão os teus acusadores?" Eu acuso o meu inimigo. O meu inimigo me acusa. Satanás todo o tempo acusa. E somente Jesus reconcilia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário