Transição da dormência para a reprodução: o que ensina uma vara de amendoeira
¹¹ "Veio ainda a palavra do Senhor, dizendo: Que vês tu, Jeremias? Respondi: vejo uma vara de amendoeira. ¹² Disse-me o Senhor: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir." Jr 1.
A. Em Ex 25,33 o candelabro é adornando por amendoeiras; B. Em Nm 17,8 é a vara de Arão que produz amêndoas; C. Em Ec 12,5 se chegarmos à velhice vamos tremer de medo.
Florescer da amendoeira
1. Transformações internas (fisiológicas, bioquímicas, ecológicas). Como seriam as transformações internas no vocacionado?
2. Quebra da dormência (as gemas florais estão prontas desde o outono, ficam em dormência durante o inverno e aguardam a primavera para brotar). O que seria a quebra da dormência em nós?
3. Indução (aumento da luminosidade e da temperatura induzem o inchaço das gemas e sua brotação).
4. Os insetos vêm fecundar as flores polinizando-as assim como outras flores em outras árvores. A semente do pólen fecunda a do óvulo (descendo pelo tubo políneo) e origina o zigoto, que será o futuro fruto. Ele traz dentro a futura semente.
¹⁶ "Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda." Jo 15.
1. O Pai escolheu; 2. O Pai designou; 3. O fruto para o qual o Pai designa permanece; 4. Tudo que for pedido ao Pai a fim de que frutifique será concedido.
A amendoeira que brota ensina: 1. É necessário brotar o ano inteiro; 2. Um período de dormência interno dá lugar a uma transformação; 3. Os gomos que incham e brotam na vara de Arão indicam soberania e autoridade de Deus todo o tempo; 4. Os cálices em forma de amêndoas do candelabro deles brotam e floresce luz; 5. O embranquecer da floração indica o medo e a fragilidade de quem chegar à velhice; 6. A vocação requer transformação interna intensa; 7. Somente Deus designa, envia e faz florescer fruto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário