quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Há em Deus um interesse com que se ocupa

¹ "Senhor, tu me sondas e me conheces." Salmos 139.

    Há um interesse, por detrás dessa convicção expressa na afirmativa do salmista: Deus ocupa seu tempo nessa iniciativa.

  E a gente também enceta uma reflexão, sobre o que Deus depara quando sonda o coração humano. 

  Sim, há muita carência na condição humana, o que deve aguçar a compaixão divina. Mas muita miséria também, talvez daí a razão de forjar o vocábulo "misericórdia" (miséria + cárdio, coração).

    De todo modo, e isso é distintivo unicamente de Deus, configura-se o amor, que é exclusivo em Deus. Daí a prioridade dEle em compartilhar conosco.

   Pedir que Deus nos sonde, será sempre para que Ele aperfeiçoe em nós o Seu amor. Há coisas minhas que desconheço. Nem adianta psicanálise.

  Não que eu a desmereça. Mas é porque, nos meandros da natureza humana, diante do prejuízo assolador do pecado, somente a ação de Deus, por meio da cruz, pode curar.

   Deus nos quer restaurar à Sua imagem e semelhança. De novo o Gênesis, de novo o Éden, agora por acesso à árvore da vida. Jesus é vida.

  Por isso a Bíblia afirma, pelo punho de autores diferentes, podemos ser imitadores de Deus, ser coparticipantes da natureza divina, quem põe em nós sede por sua divina Pessoa.

   Para ter por vontade ser coração de Deus, íntimos de Sua perfeição. É a essência da adoração. Quando Jesus rogou ao Pai sejam eles, quer dizer, nós em comunhão, do mesmo modo da comunhão do Pai com o Filho, foi para que o mundo todo tivesse essa mesma aspiração.

    Comunhão com Deus é ser igreja, é ter restaurada a identidade humana, por Deus, à Sua imagem e semelhança, para privar de Sua santidade. É perceber,  em si mesmo, o agir de Deus, como sumo artífice de uma obra que não cessa de aperfeiçoar.

   Por isso, o salmista encerra com o refrão que reforça, em sua oração, seu maior desejo: ²³ "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; ²⁴ vê se há em mim algum caminho mal e guia-me pelo caminho eterno." Salmo 139.
 
Asas de águia - Prisma

Nenhum comentário:

Postar um comentário