²² "...e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo." Lucas 3 [...] ¹ "Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto" [...] ¹⁴ "Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galileia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança" [...] ¹⁸ "O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos" Lucas 4
Bem parece ter sido esse homem Jesus, todo o tempo, cheio do Espírito de Deus. Nenhum profeta do Antigo Testamento o havia sido assim tão plenificado.
Desde que o vemos, no Gênesis, a vagar por sobre a obra perfeita de Deus, na criação, aguardando para habitar, por bênção, no ser humano, homem e mulher, o Espírito não havia assim, tão plenamente habitado.
Paulo ensina, aos Efésios, que uma oração permanente deve ser nossa intercessão para que assim, pelo Espírito, habite Cristo em nosso coração, a fim de ser tomados por toda a plenitude de Deus.
E Pedro em seu sermão, o primeiro após a ressurreição de Jesus, ensina que é esse Jesus que derrama o Espírito sobre o que crê. O Espírito que anseia, todo o tempo, juntamente com a igreja, testemunhar Jesus, por meio do evangelho:
³¹ "Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados. ³² Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem." Atos 5.
É Pedro, novamente, que fala, no texto acima, quando as autoridades judaicas reprimem, porque os apóstolos, tendo desobedecido as ordens delas, encheram Jerusalém dessa doutrina, que é o evangelho de Deus.
Depois da expulsão do Éden, Deus sempre desejou que o Espírito habitasse os humanos. Somente a medida da rejeição deles por esse testemunho, punha Deus em crise, nunca suficiente para que Ele esfriasse Seu amor.
³ "Então, disse o Senhor: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos." Gênesis 6.
Por isso Deus resolveu anunciar seu evangelho. Já prevenira Eva que o descendente dela, apenas ferido em seu calcanhar, pela cruz, esmagaria a cabeça da sagaz serpente, como o fez.
¹⁵ "...e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz." Cl 2.
Jesus, pleno e todo o tempo guiado pelo Espírito, triunfou na cruz, e nesse Espírito batiza todo o que crê. Para que a batalha contra o velho homem (ou mulher véia) se inicie.
Desde muito cedo, são dois arquivos, para usar a linguagem digital. Um deles, dark web, puro caos e trevas, dentro do qual tudo de ruim, conduzindo pela vida afora para lugar de trevas.
Ou o efeito da luz do evangelho, com Deus guiando, como está no Salmo 23, por veredas de justiça, por amor de Seu nome. Assim começa a guerra contra o mal, que está dentro, após o batismo com que Jesus nos batiza no Espírito.
Jesus, pelo Espírito: (1) evangeliza os pobres; (2) proclama libertação aos cativos; (3) restaura a vista aos cegos; (4) põe em liberdade os oprimidos. Eis o que Jesus faz por nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário