terça-feira, 2 de março de 2021

Visões da Bíblia - o pesadelo de Abraão - 4

"Depois destes acontecimentos, veio a palavra do Senhor a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. Respondeu Abrão: Senhor Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa na será o meu herdeiro". Gn 15:1-3.


    Os acontecimentos que precipitam o pesadelo de Abraão são todos aqueles associados a um estado de guerra, saque, sequestro de Ló, seu sobrinho, e negociações com os maiorais da terra de sua peregrinação.

      A tal "guerra de 4 reia contra 5" foi uma invasão de Canaã, que pegou Abraão de surpresa, que se viu nela envolvido para além do pescoço. Perseguiu os reis invasores, que relaxaram, dando-se por vitoriosos, de sobra, tendo organizado a resistência com seus agregados e o povo da terra.

      Resgatou o sobrinho, desbaratou as tropas hostis e trouxe de volta os despojos, para entregar intactos aos donos. Só retirou deles a soma dos mercenários aliados e o dízimo, que entregou a Melquisedeque.

     Essa tal desconhecido, "sacerdote do Deus Altíssimo", Koen leEl Elion, tinha sua autoridade reconhecida pelos homens da terra e pelo próprio patriarca. Porque a fé, de que Abraão acabará por ser reconhecido "pai", era anterior a ele.

     E tudo o que passou na sua vida era exercício de fé. Ela não vem pronta, como se fosse um "aplicativo", incorporado por download. Não. É relacional e depende de exercícios. Sua musculatura depende, principalmente, das provações ao longo do caminho.

     Vide Tiago. Daí a altercação entre dois velhos conhecidos, por amizade, Deus e Abraão. Este argumenta com ele, o assunto de "Eu sou teu escudo, teu galardão será sobremodo grande", enquanto que o outro entra com a cobrança: "que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliézer"?

    Fé é "certeza do que se espera", ao mesmo tempo que "convicção de fatos que não se veem". Nessa mesma unidade das Escriruras, aos Hebreus, diz-se de Abraão, de um já "amortecido" saiu "posteridade tão numerosa quanto as estrelas dos céus" e também dele, e de outros que (1) "morreram na fé", (2) em vida, "viam (sem ver) as promessas de longe", (3) "confessando serem peregrinos na terra" e (4) em busca de uma "pátria celestial".

      Fé é exercício. Deus testava a musculatura de Abraão, como testa a nossa. Porque, como assinala o próprio autor anônimo de Hebreus, "sem fé, é impossível agradar (ou andar) com Deus".
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário