sábado, 3 de setembro de 2022

A conversa da sarça - evasivas de Moisés

    Na pirmeira evasiva foi como se Moisés blasfemasse. Blasfêmia é como um insulto a Deus. Como se fôssemos ou fizéssemos o inverso do que, perante Ele, é digno e justo.

    Porque Moisés, em sua evasiva, argumenta com Deus que, caso admissível seu retorno ao Egito, como haveria de provar ao povo que vinha "em nome de Deus". Que deus?

   E Deus surpreende. Não encara como blasfêmia ou evasiva o subterfúgio de Moisés. Mas diz ao profeta como deverá apresentá-Lo ao povo de Israel no Egito. Eu sou o que sou. Diga a eles: "Eu sou me enviou".

   Como se Deus houvesse dito tudo. Disse e não disse. Pois a maneira dEle se identificar, por esse modo de se referir a Si mesmo, suscita toda a fé. Deus somente há de mostrar o rosto, do modo como o próprio Antigo Testamento indica, um dia, por meio do Filho.

    "Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o Senhor , vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo [...] Mas o Senhor vos tomou e vos tirou da fornalha de ferro do Egito, para que lhe sejais povo de herança, como hoje se vê", Dt 4,15 e 20.

   Que Deus? O livramento do povo de Israel, ao mesmo tempo, dá identidade a Deus e ao povo. Deus que não se envergonha de se chamar pelo povo, de ter Seu nome associado a ele. Quando diz Moisés que é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, não por que e somente os tinha como adoradores exclusivos.

    Mas porque, definitivamente, era o Deus de cada um desles, que o tinham como seu Deus, nome pelo qual O invocacam, também porque pelo nome de cada um deles e dos três, em conjunto, nunca mais Deus deixaria de ser reconhecido.

    É por homens como esses, sobre os quais, comenta o autor anônimo de Hebreus: "Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade" Hebreus 11:16.

   Eu sou tem nome. Cada nome. Não se envergonha de ser por esses nomes chamado. Porque é Deus fé cada um que crê. Assim como não se deve, cada nome, envergonhar-se de ser chamado pelo nome de Deus. Em nome de Eu Sou, sendo o Filho autor e consumador da fé que atende a cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário