sábado, 24 de setembro de 2022

Lendo Levítico - Hábito feliz: calculo de leitura da Bíblia - 3

 Por demais exótico, em Levítico, o texto que reclama uma dieta alimentar meticulosa. A mensagem principal da Bíblia está clara. Por isso dissemos que é a partir da congregação que vem o chamado, e este para a salvação.

     Pois na leitura da Bíblia, escrita ao longo de séculos, aliás, milênios, caso haja boa vontade e coerência, dá para se fazer uma ponte com os dias atuais. E livros como Levítico permitem essa relação. Trata-se de recomendações gerais para todas as áreas da vida, relacionadas à higiene, em todos os sentidos.

   Por exemplo, quando o texto de Levítico que, além da pureza ritual e da santidade no caráter, estende a assepsia à dieta alimentar, ainda assim é possível se fazer uma ponte com os dias atuais. 

   Ora, se correu o boato de que a COVID teve a ver com a dieta de degustação de morcegos, independente de ser verdeira essa associação, ninguém negou que haja quem coma. Mas o Levítico também atesta que morcegos estão fora da lista recomendável de alimentos.

   E quanto aos gafanhotos, que constam na lista como recomendáveis, deles se alimentava João Batista, exótico, como já mencionado, sem que saibamos qual exatamente a receita que ele fazia, ainda utilizando mel silvestre.

    Bem, por aqui, na beirada dos rios da Amazônia, ainda se pratica o mujangué, que os seringueiros usavam, misturando ovos crus de tracajás com farinha d'água e açúcar. Está bom para você?

   Não precisamos mais pelejar a fim de demonstrar a atualidade do Levítico. E ainda nem mencionamos, por aqui, a dieta de peixes, subdivididos entre os sem e os com couro, certinho com as recomendações do texto bíblico.

   E a carne de caça? Que tal procurar saber se porquinhos do mato se enquadram na dieta nutricionista levítica? Cobra está de fora, mas certa vez, e nem foi por aqui, ofereceram-me, tendo eu, delicadamente, rejeitado. 

   E, para encerrar, corrigimos a conta que fizemos ainda no primeiro texto desta série, quando dividimos por 100 dias os capítulos da Bíblia e encontramos centenas. Lembram? 1189 capítulos totais da Bíblia.

   Pois a ordem de grandeza é outra. 1189/100, caso desejemos ler em 100 dias. Desejando aproximar para mais, ou seja, 1200 (mesmo porque só o Salmo 119 tem 176 versículos), vai dar 12 capítulos por dia. Agora sim, numa semana, cerca de 84 capítulos da Bíblia lidos.

   Para os que vão tentar em 200 dias, subdivida por 2 e, caso num ano, por 3. Respectivamente, 6 por dia ou 4 por dia. Para ler em 1 ano, fixe sua conta nos 5 capítulos por dia.

   365 X 5 = 1825 que, menos 1189 = 636. Você está entendendo? Caso queira ler a Bíblia em 1 ano, lendo 5 capítulos por dia, ainda fica um saldo de 636. Mas raciocine que:

    Por exemplo, no dia da leitura do Salmo 119, você não vai ler inteiro, porque ele tem 176 versículos. Quando for ler o capítulo 1 de Lucas, que tem 80 versículos, muito provavelmente vai subdividir. O mesmo de outros salmos, como o Salmo 18, com 50 versículos, ou Ezequiel 23, com 49.

    Para tanto, com essas subdivisões, você terá coberto esse saldo de 636, na verdade completando sua leitura até antes do ano fechar em seus 365 dias. Mas o mais importante é adquirir ou retornar ao hábito de ler as Escrituras.  Bem-aventurado o homem e a mulher cujo prazer está na lei do Senhor, diz o Salmo 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário