domingo, 4 de dezembro de 2022

O simples ou, mais ou menos, o que fazer do evangelho.

   "Vem e segue-me". Ouvida essa frase curta e basilar do evangelho, a gente talvez sentisse dificuldade para entender e explicar.

  Seguir Jesus. Mas o que hoje se fez desse personagem? Dizer que ele mudou a história, definiu o calendário e foi exemplo de vida, soa dispersivo e superficial.

   Compreender o que significa segui-lo, é essencial. Simples assim. Pois foi tal simplicidade e profundidade a grande perda do que significa seguir Jesus.

   O que fizemos do evangelho? Jesus veio dizendo ser uma boa nova, o sentido desse vocábulo. O sentido dessa mensagem. Que mais tem a dizer?

   Em que sentido segui-lo? Afirmou ser o caminho, a verdade e a vida. Caminho representa as escolhas da vida. Verdade está ligada ao caráter cultivado.

    E vida significa a plenitude do que a existência representa. Seguir Jesus, caso se deseje tomar como pista somente essa afirmação dele, tem, pelo menos, essas implicações.

   Portanto, seguir esse homem é estar atento ao que ele diz. Sim, porque acima de apenas garimpar as palavras ditas por ele, registradas nas Escrituras, é possível e necessário ouvi-lo hoje.

   Porque o ponto sensível de sua história é crer em sua ressurreição e que hoje ele fala. Caso não se acredite em sua ressurreição, de nada adianta buscar suas palavras.

   Porque reside no poder de sua ressurreição a capacidade de se lhe ouvir o que diz. Dar crédito, acolher e praticar. Seguir Jesus é acolher para si sua palavra.

   Mais ainda. Ter comunhão com ele. Há no poder da ressurreição dentre os mortos, esse mesmo poder que opera naquele que crê, a capacidade de se manter comunhão com Jesus.

   E para ser assim, ele ensinou que não é preciso tanto, mas o simples é essencial. A Marta, com a agitação típica de mulher, ele disse:

"Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada." Lucas 10:41,42.

   Ao pai, em oração, certa vez destacou que não são a sábios e super entendidos que Deus revela seu simples:

"Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos." Mateus 11:25.

   E para escândalo da mentalidade judaica de seu tempo, se já havia enaltecido as mulheres em várias ocasiões, desta vez expôs uma criança como modelo:

"E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus." Mateus 18:2,3.

   Difícil aprender com as crianças. Não entendemos o que é ser adulto, de modo pleno e completo. Manter a mesma curiosidade delas. Ser pronto em obedecer, aprendendo a depender dessa obediência.

  E uma vez flagrados no erro, admitir, chorar por ele e pedir perdão. Entre outras qualidade que, nelas, são espontâneas: sinceridade, companheirismo, facilidade de solucionar conflitos e disposição para aprender todo o tempo.

   Jesus foi um menino curioso pela Bíblia de seu tempo, como foram os crentes de Bereia. Hebreus diz que ele aprendeu a obedecer, ainda que seja sofrido. Também afirma Hebreus que em tudo, como nós, foi tentando, vencedor em todas as vezes.

   E como afirma Isaías, o mais experimentado em dores, o que sabe o que é parecer, e, desprezado pelos homens, intercedeu por todos eles. Um homem que era e ainda é o inverso da mídia.

   Tenhamos cuidado para não ficar com ela e rejeitar ele. Tenhamos cuidado para não aderir a ela e rejeitá-lo:

"Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso." Isaías 53:2,3.

  Mas ele: 1. Tomou sobre Si as nossas enfermidades, ou seja, todo o pecado; 2. Foi traspassado, física, psicológica e espiritualmente, pelas nossas transgressões; 3. Assumiu sobre ele o castigo que nos traz a paz; 4. Foi pisado, para sermos sarados; 5. A gente se desviava no caminho, mas somos agora reunidos porque o peso da iniquidade, nossa antiga personalidade, está sobre Ele.

   6. Oprimido, humilhado, mudo, perante seus torturadores, não reclamou de todo o sofrimento em nosso lugar. Você crê nisso? 7. Foi violentamente cortado da terra pelo rotineiro juízo opressor, prática corriqueira entre os homens; 8. Ferido por minha e tua transgressão; 9. Sem injustiça ou dolo em toda a sua vida, como se fosse um perverso, foi designado à sepultura, embora acolhido por José de Arimateia.

   10. A Deus tudo isso agradou. Jesus é o único sacrifício agradável a Deus. A nossa entrega a Deus, como sacrifício vivo, por meio de Jesus, de modo racional, como diz Paulo, mais do que somente, e enganosamente, emotivo, é que nos permite atentar com o simples, mas essencial, de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário