domingo, 7 de janeiro de 2024

Estudos em Efésios 9 - Para a igreja, há marcos antigos

     2.5. Estar unidos, mantendo tudo em comum, ao limite de até onde pode ir a comunhão, de perdas ou ganhos, mas sempre mantida; 2.6. Na Bíblia, o ato de dar, contribuir, sempre foi voluntário. Aliás, até a salvação, o mais importante nas Escrituras, é voluntário. Tremenda avareza, que é idolatria, discutir a legitimidade matemática sobre 1/10, ou seja a parte mínima chamada dízimo, como muito frequentemente se faz. 

   O que o texto diz a seguir, ninguém pede e a ninguém se obriga fazer, a não ser os líderes dessas "igrejas de arrecadação", ou seja, que por obrigação ocorra vender até propriedades e distribuir dividendos segundo a necessidade: mas vide Ananias e Safira, possuídos de vaidade, que tão duramente serviu de lição, porque, como diz as Escrituras, avareza é idolatria.

   2.7. Todos os dias se reuniam, para comunhão, estudo bíblico, compartilhar de necessidades ou, simplesmente, estar juntos. A vida moderna pode nos privar desse "todos os dias", mas regular com miséria a presença na igreja ou a prioridade que lhe é devida, caminha na direção do "mal dos efésios". 

   2.8. De casa em casa, mas não como visita inútil, inoportuna ou fuchiqueira, mas acolhida com maturidade, como fez Jesus na casa de Maria e Marta ou da sogra de Pedro, e com frequência noutras casas, como Zaqueu, Mateus e até atendeu ao convite de Simão fariseu.

   2.9. Alegria, sinceridade, louvor, sim, este é corolário. Caso colocado antes de tudo, esvazia-se ou apenas destaca os "levitas", deve ser porque praticam levitação, louvando a si mesmos. Como Jesus ensinou à samaritana, Deus seleciona os verdadeiros adoradores.

   E adorar a Deus, agora é Paulo que ensina, aí mesmo, aos Efésios, é imitar Deus: ¹ "Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, ² e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus." Ef 5. Ora, está aí uma síntese da carta aos Efésios. 

    2.10. Tendo a simpatia de todo o povo, o que indica, somando os acréscimos naturalmente decorrentes da autenticidade, sendo Deus o ator de tudo, a igreja de Atos alcançou reconhecimento. Sim, Deus é o operário da vinha. Paulo, aos Coríntios, adverte a igreja de que seja referencial de Cristo no mundo:  ou seja, quem entrar por tuas portas, ouça profecia (pregação da palavra) e ateste que "Deus está no meio de vós". 1 Co 14,24-25.

    Pode até sair sem crer. Nem sair convertido. Mas atestará que testemunhou, numa igreja, a ação de Deus. Em que etapa de sua história Éfeso deixou de lado o procedimento padrão que alimenta a fé, não sabemos. Mas para retornar ao amor, Jesus advertiu: "Lembra-te, analisa, autoavalia-te, onde caiste? Retorna à prática do antigo. Nisso Salomão acertou: há marcos antigos irremovíveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário