sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Estudos em Efésios 11 - O antes e o depois

    Será que há pistas, nas carta aos Efésios, que nos indiquem exortações feitas por Paulo e que, não acolhidas por uma parte significativa dos crentes dessa igreja, possam ter comprometido toda uma geração?

   Um pastor que tenha, no mínimo, 30 anos de ministério, terá testemunhado o filme de uma geração. Saberá dizer como crianças, adolescentes e adultos, nesse prazo decorrido, acolheram ou não, corromperam ou não a um turno de instruções pela palavra.

   Se é vital permanecer na palavra, como Jesus afirma em Jo 15, que a igreja de Atos perseverava na doutrina dos apóstolos, a geração a quem Paulo dirige sua carta terá de acolher a palavra para que, nos anos seguintes, até a data da carta de João, com as palavras de Jesus, os frutos requeridos surjam.

    No início do cap 4, Paulo apela que a igreja "ande de modo digno de sua vocação", operosa e diligente em preservar a unidade do Espírito: ³ "...esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz." Ef 4.

   Logo depois, indicará o modo como Cristo, uma vez glorificado, distribui dons à igreja, de modo a que ela cumpra seu ministério para então, de modo detalhado, num antes e depois, explicar aos efésios o que significa ser convertido:

    ¹⁷ "Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, ¹⁸ obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, ¹⁹ os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. ²⁰ Mas não foi assim que aprendestes a Cristo". Ef 4.

   O antes está, nesse texto, expresso por: (1) andar na vaidade dos próprios pensamentos; (2) ser obscurecidos de entendimento; (3) alheios à vida de Deus; (4) vivendo em ignorância; (5) de coração endurecido; (6) tornados insensíveis; (7) consequentemente, dissolutos. Estes foram tanto os de Éfeso ou quaisquer outros, na diversidade da vida sem Cristo. E Paulo descreve o depois da conversão, neste texto:

    ²⁰ "Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, ²¹ se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, ²² no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, ²³ e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, ²⁴ e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade." Ef 4.

   Na conversão, Paulo atesta que "aprenderam a Cristo", com uma ressalva: ²¹ "...se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus". Ef 4. E passa a descrever essa nova vida: (1) ouvir de Cristo, ser instruído, segundo é a verdade em Cristo; (2) despojar-se do velho homem, do trato anterior, corruptível segundo as concupiscências do engano; (3) renovar-se no espírito do entendimento; (4) revestir-se do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

   Esse processo, que Paulo esclarece aos efésios, é típico da conversão de qualquer um. Após essa descrição detalhada, atente-se como o apóstolo destaca todo esse processo associado ao efeito dele na mente, de como, nela, ocorre a vital mudança. Por isso, no grego, conversão é metanoia, ou seja, meta = mudança + noia = mente.

   E Paulo vai enunciar, detalhe a detalhe, o que ocorre em quem se permite converter por meio de Cristo. E, no final dessa lista, Paulo vai exortar a encher-se do Espírito, certamente, porém que somente no final dessa jornada de uma luta renhida e consciente contra a carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário