sábado, 6 de janeiro de 2024

Estudos em Efésios 4 - Discurso de Jesus sobre o amor

    Nos discursos de Jesus, em João 13-17, solenes em função do momento, porque era a sua última refeição, até a próxima, com todos nós, em Sua segunda vinda, o Mestre reserva num deles uma extraordinária definição de igreja.

   Estudá-la, certamente, vai suprir a carência necessária para entendermos o problema de Éfeso. Jesus, em João 15, afirma mais um de seus "Eu sou", desta vez afirmando: ¹"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor." Essa videira é a igreja.

   Jesus, como cabeça, e nós, como os ramos, somos a igreja e o Pai é o operário da igreja, porque dela cuida, limpa para que produza frutos. Fantástica afirmação de Jesus. Não menos fantástica a nossa inclusão.

   Lembra-nos Isaías 5, no texto da vinha. O projeto de Deus, engendrado para Isarel, abre-se ao mundo inteiro, nessa feição aqui poeticamente descrita:

¹ Agora, cantarei ao meu amado o cântico do meu amado a respeito da sua vinha. O meu amado teve uma vinha num outeiro fertilíssimo. ² Sachou-a, limpou-a das pedras e a plantou de vides escolhidas; edificou no meio dela uma torre e também abriu um lagar. Ele esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas." Isaías 5.

   "Esperava uvas boas", ou seja, que Israel cumprisse sua vocação de Ex 19,5-6:  ⁵ Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; ⁶ vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel."

   Mas, uma vez rejeitado Jesus "para o que era seu", o povo de Israel, a videira ou igreja é a reunião de todos os que creem, judeus ou gentios, tornados um só povo em Jesus: ⁹ "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz".  
1 Pedro 2. Esta é a igreja de Jesus Cristo.

   A primeira advertência de Jesus, no texto de Jo 15, é para permanecer nele e permanecer no seu amor: ¹⁰ "Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço." João 15.

     Jesus é modelo de amor, assim como de obediência. Aprendeu e ensina a amar, como o texto acima esclarece, como aprendeu e ensina a obedecer, como afirma o anônimo autor de Hebreus: ⁸ "...embora sendo Filho, aprendeu a obedecer pelas coisas que sofreu", Hb 5.

   Há uma mediação, já mencionada por Jesus num trecho anterior: ⁷ "Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e será concedido." João 15. Essa mediação é a palavra.

   A palavra "permanecer" implica, em seu significado, "permanência por esforço". O estilo de esporte chamado  Enduro, de onde provém a tradução inglesa "endurance", resistência, significa "percurso por trilhas de obstáculos com longa duração".

   Exatamente o circuito que a igreja de Éfeso, com todo o seu arco de competência, não percorreu. Em algum momento da rota percorrida, abandonou o Enduro. E há uma mediação para essa resistência, que é permanecer em Cristo, e, por extensão, no seu amor.

   Essa mediação é a palavra. Talvez um turista, que em Éfeso visitasse aquela igreja encontrasse, como nas Sinagogas, um armário contendo a cópia original da carta de Paulo aos Efésios. Guardada como um troféu de extremo valor.

   Tê-la recebido e preservá-la, além de compatilhar com outras igrejas, quem sabe até por campanhas financeiras, visto ser caro, à época, o trabalho dos escribas, todo esse aparato turbinava a vaidade deles.

   Aqui as crianças, desde muito pequenas, decoram e recitam a carta aos Efésios. Olhem como a preservamos com carinho e cuidado. É um orgulho para nós. Mas, certamente, todo esse escrúpulo cuidadoso com o exemplar físico das Escrituras ainda não significava permanecer na palavra.

   Agora é Tiago que adverte: ²² "Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. ²³ Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; ²⁴ pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência." Tiago 1.

   Outra fala de Jesus pode ajudar a compreender: ⁵ "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma." João 15.

      Quatro aspectos estão definidos pela fala de Jesus: (1) Permanecer em Cristo; (2) Cristo permanecer nele (ou nesses que nele permanecem); (3) Permanecer na palavra de Cristo; (4) Permanecer no amor de Cristo; (5) Produzir frutos.

   Portanto, a reciprocidade de permanecer em Cristo e Cristo permanecer nesse, significa permanecer na palavra de Cristo e no amor de Cristo. Há, para a permanência do amor, em Cristo, a permanência na palavra de Cristo.

   Guardar na estante, como troféu, a carta aos Efésios, ensinando desde cedo, as crianças, a reverenciá-la e decorar, para recitar, ainda isso não foi permanecer em Cristo, em sua palavra e, consequentemente, no amor de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário