sábado, 20 de janeiro de 2024

Marcas de uma geração 4 - Josué e sua vocação

 "Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: ² Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. ³ Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. ⁴ Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. ⁵ Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. ⁶ Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. ⁷ Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. ⁸ Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. ⁹ Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." Josué 1.

   Sucedeu. E nessa sucessão, havia Josué. A pergunta é se, quantos ou quanto custa ser como Josué. E se é possível, com isso, tornar diferente toda uma geração.

   Aqui lembramos as palavras de Lameque, com relação à expectativa do filho, que nascia, no contexto de uma geração que ele próprio via como maldita:

²⁸ "Lameque viveu cento e oitenta e dois anos e gerou um filho; ²⁹ pôs-lhe o nome de Noé, dizendo: Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o Senhor amaldiçoou." Gênesis 5.

   Adiante, esboça-se o caráter do filho, já crescido e referido no texto: ⁷ "Disse o Senhor: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito. ⁸ Porém Noé achou graça diante do Senhor. ⁹ Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. ¹⁰ Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé." Gênesis 6.

   Noé, pela graça que achou diante de Deus, era homem justo e íntegro entre os de sua geração. Pedro anota sobre ele: ⁵ "...e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios". 2 Pedro 2.

   Noé manteve sua marca de personalidade. A ele não deram ouvidos. Foi a vós dr Deus em seu tempo. E em nossos tempos, como Jesus indicou, será semelhante àqueles dias.

  Josué apresenta essa mesma marca de caráter e relação com Deus. Reúne as características de ser: (1) servidor de Moisés - habilita-o em humildade, experiência e instrução; (2) dispor-se - prontidão em atender ao chamado de Deus e autoridade da investidura; (3) serei contigo - como foi com Moisés, Deus será com Josué.

   Deus lhe faz recomendações diretas, afeitas a sua personalidade, assim como à tarefa que vai empreender, dirigido por Deus: (4) ser forte e corajoso - já havia demonstrado, mas era necessário reforçar; (5) força e coragem incluía cumprir a lei de Moisés, sem desvios - essa era a prioridade.

   E as recomendações incluem: (6) meditar e falar do livro, tendo o cuidado de fazer tudo e como nele está escrito - será incondicionalmente bem-sucedido. Não no padrão das expectativas humanas, mas segundo os propósitos de Deus.

   A vida de Josué tipifica o resultado de se buscar, na palavra de Deus, a direção ampla para tudo na vida. Com reflexão inteligente, compreensão, prática e testemunho. Assim o fez durante toda a sua vida. E ao final dela, propõem como modelo de conduta:  ⁶ "Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e cumprirdes tudo quanto está escrito no Livro da Lei de Moisés, para que dela não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda". Josué 23.

    Para Josué, vale o que Tiago acrescenta em sua espisotola: ²¹ "Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. ²² Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. ²³ Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; ²⁴ pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. ²⁵ Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar." Tiago 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário