sábado, 6 de janeiro de 2024

Estudos em Efésios 5 - O que Paulo escreveu sobre o amor

   E o que Paulo escreveu aos Efésios sobre o amor? Pode ser considerado, o que Paulo escreve, também "palavra de Cristo"? Por que ter consigo essa carta, escrita, não representou aos crentes de Éfeso cumprir?

   A carta aos Efésios começa com essa declaração de amor incondicional de Deus, amante desde antes da fundação do mundo. Portanto, a ênfase de Deus nem é a grandeza de suas obras, senão o seu amor por nós.

   ⁴ "Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. ⁵ Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade". Efésios 1.

   Paulo, com a continuidade deste que eu chamo (ou vi alguém chamar) Salmo do capítulo 1, descreve como, em Cristo, chegam a nós todas as bênçãos pretendidas por Deus.

    Principalmente a redenção e o perdão dos pecados. Em quem estamos, depois que ouvimos ¹³ "a palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa". Ef 1.

   Para logo depois mencionar a necessidade de reconhecermos a bênção do evangelho, compreendendo-o em toda a sua grandeza. Expressa isso numa primeira oração que registra no texto da carta:

   ¹⁷ "Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, dê a vocês espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. ¹⁸ Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos ¹⁹ e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. Efésios 1.

    Pede, neste primeira oração escrita, (1) espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento de Deus; (2) e que os olhos do coração sejam iluminados a fim de conhecer três coisas: 2.1 esperança para a qual fomos chamados; 2.2 as riquezas da gloriosa herança que recebemos; 2.3 e a incomparável grandeza de seu poder.

    Conhecer é a ênfase. E no capítulo 2, Paulo vai detalhar nossa história, de onde viemos, e no que o amor de Deus nos tornou. Os detalhes de nossa condição, "estávamos mortos em nossos delitos e pecados", condição geral, e o texto segue esmiuçando o que isso significa.

   ⁴ "Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, ⁵ deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos." Efésios 2.

   A reviravolta, em função do amor de Deus, exercido não somente numa função utilitarista, para nos livrar dessa situação que nos queima o filme, mas para nos refazer à imagem e semelhança (perdida) de Deus. Este capítulo 2 vai encerrar com uma afirmação mágica, magistral, de que somos poema de Deus, quando inicia, em nós, uma nova criação em Cristo.

   No capítulo 3, Paulo vai dizer como Deus lhe revelou o principal conceito que lhe impulsionou o ministério, quando compreendeu que deveria pregar o evangelho com ênfase aos gentios. Não que tenha deixado de lado seus compatriotas. Mas foi necessário compreender que a salvação, ainda que primeiro oferecida aos judeus, espraiou-se a todos, gentios e judeus.

   A igreja de Cristo é esse somatório de salvos. A todas as nações, como o Pentecostes demonstrou, sem discriminação, a universal mensagem do evangelho, anúncio do amor infinito de Deus, em Cristo, provado na cruz, é dádiva completa e definitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário