sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Estudos em Efésios 13 - Para ser cheio do Espírito

 A partir dessa declaração, em Ef 5,1-2, o apóstolo continuará a registrar itens dos quais é necessário se despojar, na luta contra o velho homem, na direção do revestimento do novo homem ou, ainda na terminologia Paulina, do "encher-se do Espírito".

      Será, portanto que, nessa recapitulação daquilo que o apóstolo lista, como jornada de santificação, não somente dirigido aos crentes de Éfeso, porém com aspectos gerais, para qualquer igreja em qualquer época, poderíamos encontrar falhas e faltas que tenham contribuído para o diagnóstico de Jesus, em sua carta, uma geração de crentes depois?

   Paulo enumera contra que posturas, na rota de encher-se do Espírito, aqueles crentes tinham de lutar, classificadas por grupo:  (1) variedade de impurezas sexuais: 1.1. seja por atitude: pornografia, impurezas e cobiça, porque não convém a santos; 1.2. seja na mente e no falar: obscenidades, conversa torpe, brincadeiras indecentes, que devem ser anuladas e substituídas por ações de graça.

   E agora Paulo classifica três tipos de pessoas, certamente, que nutrem esses desvios acima indicados, que não têm lugar no Reino de Deus: pornófilos, impuros e avarentos, destacada esta última faceta de caráter como idolatria.

   Nos versículos seguintes, Paulo continua a enumerar razões por que não pode haver associação ou comunhão, entre crentes e quem transparece os desvios acima assinalados:

⁶ "Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. ⁷ Portanto, não sejais participantes com eles. ⁸ Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz ⁹ (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), ¹⁰ provando sempre o que é agradável ao Senhor. ¹¹ E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. ¹² Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. ¹³ Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz. Efésios 5.

   Repare-se que, o que provoca a inserção nos itens dessa rota de carnalidade, segundo o apóstolo indica, é (1) ter sido enganado ("ninguém vos engane"); (2) tornar participante (o que seria uma opção estúpida, porém consciente); (3) finalmente, tornar-se cúmplice de "obras das trevas". Como advertência, o apóstolo vai iniciar uma série de exortações, começando por: ¹⁴ "Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes,  levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará." Ef 5.

   Após essas exortações de estímulo a que, no embate contra o perfil do velho homem versus perfil do novo homem, prevaleça a índole deste último, que tem sua identidade como ²⁴ "...criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade", Efésios 4, o apóstolo complementa essa perícope da carta com a exortação final a ser cheio do Espírito.

    Virão, então, 5 recomendações, estas somente possíveis de cumprir por quem busca, em santidade e interesse, a plenitude do Espírito: (1) medir, com prudência, o andar, não como néscios, e sim como sábios; (2) resgatar da perda o tempo, outra marca de sabedoria; (3) não agir com insensatez, mas buscar pela vontade do Senhor; (4) não se embriagar com vinho mas, em contrapartida, plenificar-se no Espírito.

   Verifica-se que, até chegar na exortação final de encher-se do Espírito, Paulo percorreu uma via de exposição de luta contra as mazelas do velho homem, aquele que, segundo ele, "corrompe-se segundo as concupiscências do engano" optando-se, então, pelo revestimento de um novo homem, "criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade".

    Nesse meio tempo, Paulo ainda desfila, diante dos olhos de seus leitores, uma série de aspectos negativos, ainda que realistas, que têm franca existência e atuação em qualquer ser humano, mas que são neutralizados pelo poder da ação do Espírito de Deus.

    Mas que podem, também, assaltar e se manifestar na vida do cristão, caso este afrouxe sua vigilância. Fica claro que, somente em meio a uma luta entre novo e velho homem, do enfrentamento fruto do Espírito versus obras da carne é que, no cristão, prevalece a ação do Espírito, sempre por uma opção consciente do crente.

   Ao final da carta aos Efésios, o apóstolo vai descrever uma armadura, com que, em cada parte de seus componentes, reside um expediente que, em conjunto com os demais, conduz à vitória:

   ¹⁰ "Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. ¹¹ Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo". Ef 6.

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