sábado, 10 de abril de 2021

Visões da Bíblia - a tenda do deserto - 13

 

 Moisés orientou que Bezalel e Aoliabe recebessem os donativos a ser utilizados na construção da tenda do tabernáculo. Seria o lugar central, no arraial do deserto, para o acolhimento de demandas e ordenação dos sacrifícios referentes ao ritual típico e original da religião de Israel.

   Moisés improvisava e acumulava tudo em sua própria tenda. Mas o seu sogro, Jethro, aconselhou que, além de um número maior de ajudantes, houvesse um lugar específico para esse serviço, que não o sobrecarregasse, ao mesmo tempo em que reservasse sua tenda para uso pessoal.

  Excelente ideia. E Moisés, além de ter, na cabeça, modelos variados de templos, devido à sua formação eclética no Egito, baseado nas orientações recebidas no monte Sinai, da parte de Deus, tinha na mente uma planta baixa da tenda do tabernáculo, que seria erguida no centro do arraial.

   Desde os pormenores do modelo, passando pela variedade de materiais usados na construção, até o modelo de armar, desarmar transportar, tudo, na tenda, remetia a um aspecto audiovisual da revelação de Deus ao povo.

     Numa época sem smartphone, bloco de notas, ou mesmo papel e esferográficas, sem as facilidades da comunicação escrita, a estratégia audiovisual adquiria um relevância notável. Formas, cores, odores, o que era visual, auditivo e olfativo representava atributos de Deus no trato com o povo.

     Trato íntimo. Uma tenda no meio do arraial significava que o Deus de Israel acampava e levantava acampamento com o povo. Não tinha rosto e nem forma, imagem nenhuma dele havia ou era recomendado que assim o representassem. Isso já equivalia a uma brutal dessemelhança entre todas as religiões dos povos à sua volta.

      Tão antigo e, ao mesmo tempo, tão atual. Orar a Deus sem a necessidade de imaginar um rosto, ajoelhar-se diante de uma forma qualquer de ícone ou totem, era, já naquela época, revolucionário e, ainda na época atual, atualiza-se de modo frequente.

   Os mestres de obra indicados por Moisés recolheram metais, pedras preciosas e semipreciosas; madeiras, couros e peles; tecidos, essências, óleos e azeite. Cada um desses materiais indicando uso específico, assim como um sentido preciso dos elementos do culto, rituais e sacerdócio da religião de Israel.

    Os quadrantes dentro dos quais seria edificada a tenda, com a representação e limites bem definidos para ofertantes, sacerdotes e o lugar definitivo representativo da presença de Deus em meio ao povo. Área externa cercada em quadrilátero, com uma entrada para o encontro no altar dos holocaustos.

       Ali ofertante e sacerdote se encontravam e se afastavam. O sacerdote ali oferecia os sacrifícios prescritos na lei cerimonial do Levítico. Entre esse altar e a entrada da tenda, propriamente dita, uma bacia de broze com água purificadora. Na parte anterior da tenda, antessala do santíssimo lugar, situava-se o santo lugar, com mesa dos pães, à direita de quem entra, o candelabro, à esquerda, e bem defronte o altar de incenso.

    Este pertencia ao santíssimo lugar ou santo dos santos, mas ficava para frente da cortina, de modo a não se violar o santíssimo, por detrás da cortina, cada vez que nele o sacerdote viesse oferecer queimados os incensos. E, finalmente, no mais interior, por detrás da cortina, no interior do santíssimo, repousava a arca da aliança, tendo dentro todos os elementos representativos da aliança no Sinai.

     Assim construída, Moisés, ao entrar nela, no dia aprazado para a consagração, não pôde permanecer dentro dela. Porque a glória do Senhor, ela mesma, a consagrou. Deus perto. Acampado no meio do povo. Desde a crise da idolatria, quando Moisés ainda havia demorado no monte, e o povo pressionou Arão para o culto do bezerro do Egito, suas festas, orgias e bebedeiras, Deus disse que não mais seguiria no meio do povo.

    Moisés argumentou: "Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar. Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra? Ex 33:15,16.

   Assim. Grudado ao seu povo. Em Cristo, misturado ao seu povo. Fazendo reluzir sua glória no rosto do seu povo, agora representado na igreja de Cristo. Essa é a atual visão. Atenta para a visão. 





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